10 passos para iniciar o plantio de eucalipto

10 passos para iniciar o plantio de eucalipto

1. ESCOLHA O LOCAL PARA O PLANTIO

Ponto principal no inicio de qualquer atividade, o local é um assunto complexo de se pensar. Contudo, quando se fala em reflorestamento, em especial eucalipto, não há muito o que se analisar. A vantagem desse tipo de plantio, é que o local não influência muito a atividade, ou seja, sendo a propriedade inclinada demais, com altos e baixos, isso não diferencia. O Eucalipto se adapta a qualquer situação.

2. LIMPE TODA A ÁREA

Para que não haja problemas no inicio do plantio de eucalipto e no seu crescimento, costuma-se adequar a área e deixá-la limpa. O sucesso pode ser garantido ai, logo no inicio, erradicando algumas pragas do solo.

3. PLANEJE OS CAMINHOS/CARREADORES

Esse vai ser os gargalos de sua floresta. Planejar os carreadores no inicio é muito importante, pois, principalmente para o cuido, poda e posteriormente para a sua retirada, esses serão os canais de ligação para com a entrada principal da fazenda.

4. O ESPAÇAMENTO É MUITO IMPORTANTE

O espaçamento vai variar de acordo com seu foco. Em tese, tende-se plantar o eucalipto para a Laminação e Faqueação em uma distância de 3 x 3, uma vez que assim eles tendem a se desenvolver melhores. Em caso de outras atividades como carvão, a lenha, costuma-se plantar com 3 x 2, já que esse tipo de plantio não necessita de tanto desenvolvimento em diâmetro.

5. ADUBE DE ACORDO COM A NECESSIDADE DO TERRENO

Nunca pense em adubar a terra achando que isso pode melhorar o desenvolvimento do plantio. Faça uma analise da terra, verifique quais nutrientes ela necessite e aloque de acordo com isso, com o parecer de um técnico.

6. ESCOLHA AS MUDAS QUE SE ADPTAM MELHOR A SUA REGIÃO

Hoje, é fato que muitas propriedades já têm eucaliptos plantados e algumas podem e devem ser usadas de modelo. Busque informações de mudas que se adaptam melhor ao clima de sua região, ao solo, e se possível, adquira mudas que já foram plantadas e deram certo. Isso é fundamental.

7. CUIDE DO TRANSPORTE DAS MUDAS

Após adquirir as mudas, tenha sempre o cuidado para transportá-las. Certifique-se de que o viveiro pela qual você esta comprando, tem condições de lhe entregar com o manuseio correto, sem que as mudas possam vir a estragarem.

8. MANTENHA AS MUDAS EM LOCAIS ADEQUADOS

Na maioria dos casos, esse é um problema para o plantio de eucalipto. Em condições adversas do tempo, o ideal é manter a mudas em estufas os “mini-viveiros”. Neste caso, busque parceiros que já possuam estes ou procurem o transporte das mudas em períodos certos para o plantio. O planejamento é essencial.

9. PLANTE SEMPRE EM PERIODOS CHUVOSOS.

Evidentemente depois de varias analises, pôde-se chegar à conclusão de que o eucalipto se desenvolve melhor quando este for plantado em períodos chuvosos, em especial na chuva. A raiz da muda tende a se desenvolver mais rapidamente o que diminui suas percas por morte.

10. FAÇA A MANUTENÇÃO DA FLORESTA DE ACORDO COM SUA FINALIDADE

Se a sua intenção é o plantio para lenha, esse tópico não se adapta a você. Para aqueles que tendem a usar a madeira para Laminas Faqueadas e Torneadas, há alguns cuidados e isso gera um pouco mais de gasto a serem efetuados. Primeiramente, é necessário fazer as podas dos galhos periodicamente para o não surgimento de nós. Isso pode desclassificar e muito o produto posteriormente. Com aproximadamente 4 anos, o ideal é que 20% das arvores sejam raleadas para o que as que permanecerem possam se desenvolver melhor. Mesma coisa com 6 anos. Com isso, as que permanecem, vão ganhando em termos de diâmetro e geram maior volume na venda final.

Publicado em

PlantioReflorestamento

Gostou desse post?

Cadastre seu email e receba dicas e notícias sobre reflorestamento em seu email! (Grátis)

14 Comments

  1. RONILSON VICENTE DOS SANTOS
    Posted on: 2-7-2012

    Eu tenho interesse de plantar + ou – 121-oo has em eucalipto, porém, na minha cidade, as pessoas ainda não tem muito conhecimento nesta área, gostaria de saber o seguintge: O que preciso fazer em primeiro lugar, com relação a documentação da fazenda? Averbar a reserva? Minha propriedade tem 143-20 has de área total, e tenho + ou – uns 19-36-00 has., de preservação permanente.

    Responder
  2. fernando faleiros
    Posted on: 3-29-2012

    tenho interesse em plantar eucalipto na baixada cuiabana, porem quero saber se terras onde se encontra a piçarra tem condiçoes e planta-las

    Responder
  3. Rodrigo
    Posted on: 6-16-2012

    Senhores, atuando a 20 anos na área florestal, dediquei os últimos 5 anos ao reflorestamento utilizando várias espécies de eucalipto, das 600 espécies conhecidas, somente apenas 5% tem aceitação comercial no brasil, cada uma delas com suas características próprias, preço e retorno diferenciado, mas em todas o investimento é um bom negócio. Primeiramente tem de ser feito uma análise do local, um planejamento de plantio evitando o plantio dendro da área de preservação permanente, pode-se utilizar a área de pasto para o plantio ou a área onde ja se desenvolve outra cultura sem qualquer necessidade de licença até 100ha, áreas maiores ja tem de ser feito um plano de plantio diferenciado ai sim dar entrada na devida licença. Interessados em saber mais a respeito, fazer um planejamento ou um projeto entrar em contato. comercializar@bol.com.br

    Responder
  4. wellynton de lima silva
    Posted on: 9-24-2012

    bom, sou aluno de escola agricola e estou fazendo o meu tcc sobre manejo de eucalipto achei esses 10 passos muito importante e interessante muito obrigado ajudo bastante…..valeu

    Responder
    • Célio
      Posted on: 8-17-2013

      Boa Tarde!

      Faço MBA na FGV SP e pretendo fazer meu PN (Plano de Negócio) sobre produção de Eucalipto, como vc fez seu TCC sobre Eucalipto, teria como me passar bibliografia ou seu TCC para poder dar uma olhada?

      Célio.

      Responder
  5. ismael
    Posted on: 10-22-2012

    Ola, tenho uma propriedade de 4 hectares, gostaria de saber se não é uma areá muito pequena para o plantio de eucalipto, e qual seria o uso mais adequado para uma areá deste tamanho? Obrigado.

    Responder
  6. Henrique Neto
    Posted on: 11-16-2012

    Boa Tarde,

    tenho uma propriedade em goias de 15 hectare precisava de receber informação sobre custo para plantio de eucalipto r rentabilidade da produção?

    Responder
  7. cristina
    Posted on: 12-27-2012

    Gostei muito de saber quais são os 10 passos importantes para o plantio de eucalipto.
    Agora gostaria de saber quais são os passos para produzir mudas de eucaliptos? E também, onde comprar as bandejas e as sementes?
    Até breve.
    Cristina

    Responder
  8. Posted on: 1-25-2013

    Gostaria de saber. Moro em um bairro, e gostaria de saber qual é a distancia da plantaçao dos eucaliptos das residencias.
    Obs, De um lado tem residencias , no meio a plantação de eucaliptos e do outro lado esta construindo um condominio.( distancia entre os condomínios mais ou menos uns 100 mts. )

    Aguardando uma resposta

    Obrigado

    Orlando

    Responder
    • Posted on: 4-4-2013

      Bom geralmente esse espaço esta bom pois um eucalipto cresce em fasse beim adulta ate no maxino uns 42 a 48 metros nao ira atingir o condomio caso sofra queda er em caso de raios nao ira transmetir energia ate o condomio tambem..

      Responder
  9. dalice Vitória
    Posted on: 5-18-2013

    Quero plantar eucalipto em local bastante acidentado, morro bastante ingreme, será um bom local para o plantio? visto que não tem muita umidades?

    Responder
  10. Silvestre Ricardo Come
    Posted on: 6-27-2013

    Os 10 passos foram por mim bem percebidos e gostaria de saber como obter as sementes pra a produção das mudas.

    Responder
  11. Marcio
    Posted on: 8-30-2013

    Quanto reais custa pra plantar uma hectare de eucalipto no Acre?

    Responder
  12. Sonia
    Posted on: 1-26-2014

    Boa tarde,

    A propiretaria do terreno ao lado fez uma plantação de eucalipto encostada na minha cerca que fica mais ou menos uns 20 metros da minha casa ,e converso com ela na boa, com educação,mas ela é sarcastica e não dá sinal que se preocupa e que me leve a sério … não sei da lei de distancia desse tipo de plantação, mas no meu pouco entendimento ,penso que não é correto.
    Existe uma lei? qual a distancia minima de uma propriedade por lei exigida para se plantar eucalipto ?
    Obrigada

    Responder

Deixe seu comentário...

« Como plantar eucalipto
Móveis de eucalipto – Lindos, mas complexos »

Redes Sociais

Agenda de Eventos

There are no upcoming events.

Parceiros

Integração Madeiras Ltda
Integração Madeiras Ltda
Integração Madeiras Ltda

Dicas em seu e-mail

Cadastre seu e-mail abaixo e receba dicas sobre reflorestamento em seu email.

Portal do Reflorestamento - Tudo sobre reflorestamento e sustentabilidade. Nós também estamos no Google+ e Facebook.