Eventos

Workshop internacional sobre o cultivo de Mogno Africano

Workshop internacional sobre o cultivo de Mogno Africano

O Instituto Brasileiro de Florestas (IBF) realiza no dia 29 de abril (quarta-feira), o 2° Workshop Internacional de Mogno Africano. O objetivo do evento é capacitar empresas e pessoas autônomas sobre como realizar o cultivo profissional de Mogno Africano, além de incentivar a plantação desta madeira nobre no Brasil. O evento será realizado em São Paulo.

O Mogno Africano é mais resistente às pragas, que

Continue lendo...

Em Goiás, município de Mineiros começa a se preparar para ser referência em silvicultura

Em Goiás, município de Mineiros começa a se preparar para ser referência em silvicultura

Produtores rurais vão participar do 1° workshop sobre florestas comerciais produtivas na região

No dia 17 deste mês, a cidade de Mineiros – localizada no sudoeste goiano – recebe o seu primeiro evento sobre silvicultura, fruto da necessidade de os produtores rurais, profissionais e estudantes de engenharia florestal de obterem mais conhecimento sobre as florestas plantadas.

A proposta dos organizadores

Continue lendo...

Pesquisadores discutem Eucaliptocultura em Minas

O Brasil conta com mais de seis milhões de hectares de florestas plantadas, principalmente de eucalipto e pinus, sendo a sexta maior área reflorestada do mundo. Vale mencionar que a rentabilidade anual do cultivo do eucalipto, por exemplo, é bastante superior à de outras atividades do agronegócio, como a pecuária de corte e culturas de cana, soja e milho.

A indústria de celulose e papel consome 70% da produção de eucalipto e 76% da de pinus. A siderurgia consome 21% e 9% da madeira de eucalipto e pinus, respectivamente.

Continue lendo...

Integração pecuária-floresta pode aumentar renda do produtor em oito vezes

A incorporação da silvicultura a pecuária, em um sistema integrado de produção pode proporcionar um aumento de renda ao criador de até 784% (oito vezes) em um período médio de tempo. É o que apontou o engenheiro florestal da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Omar Daniel, na palestra “Viabilidade de Produção de Madeira em Sistemas Agroflorestais”, no Showtec, que está sendo promovido em Maracaju, a 162 quilômetros de Campo Grande, pela Fundação MS.

Continue lendo...

Mato Grosso elabora Programa de Desenvolvimento Florestal

‘A nossa intenção é elaborar um plano que norteie as ações do setor de Base Florestal’

Com a meta de ampliar a qualidade, produtividade e competitividade do setor de base florestal de Mato Grosso, o Cipem (Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira) apresenta hoje, em Sinop, a proposta do Programa de Desenvolvimento Florestal de Mato Grosso, que está sendo elaborado e vai contar com a parceria do Governo do Estado.

Continue lendo...

Heveicultura: setor em expansão abre portas para capacitações no campo

O SENAR inicia no próximo dia 23 de julho em Campo Grande (MS) o primeiro módulo da Capacitação Tecnológica em Heveicultura

A heveicultura é a prática de cultivo da hevea spp., espécie conhecida como seringueira e de onde é extraído o látex e produzida a borracha. Esta é a primeira edição do curso, que terá 120 horas e será realizado em três módulos.

Continue lendo...

Redes Sociais

Agenda de Eventos

There are no upcoming events.

Parceiros

Compelam Representações
Integração Madeiras Ltda
Integração Madeiras Ltda

Dicas em seu e-mail

Cadastre seu e-mail abaixo e receba dicas sobre reflorestamento em seu email.

Portal do Reflorestamento - Tudo sobre reflorestamento e sustentabilidade. Nós também estamos no Google+ e Facebook.