Móveis

Mogno africano: ouro verde pode garantir aposentadoria rural

Cultivo desta espécie nobre de madeira ganhou força nos últimos anos e atraiu investidores

Ele já vendeu mais livros que Paulo Coelho, algo em torno de 11 milhões de unidades, e na maior parte do tempo, viaja mundo afora para levar suas teorias de autoajuda a diversos públicos, de várias idades. Mas é nos finais de semana que o escritor e médico psiquiatra Augusto Cury faz o que mais gosta, fica perto da natureza e longe dos holofotes.

Continue lendo...

1ª Cooperativa de Reflorestamento

Aproximadamente 40 produtores de eucalipto formaram a primeira Coopeflora Brasil, (Cooperativa de Reflorestamento e Bioemergia), que envolve empresários agroflorestais dos Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O projeto idealizado pelo produtor agroflorestal Gilberto Goelher, busca fomentar o multiuso do eucalipto e promover novos mercados para o produto.

Com a projeção de crescimento do setor, a cooperativa

Continue lendo...

MDF ou MDP – Saiba a diferença

MDF ou MDP – Saiba a diferença

A principal diferença entre o MDP e o MDF é que no painel de MDP são utilizadas partículas de madeira em camadas, ficando as mais finas nas superfícies e as mais grossas no miolo. Já no MDF aglutinam-se fibras de madeira. Porém, ambos são classificados como painéis de madeira de média densidade.

O MDP e o MDF são produzidos através de idênticos processos de fabricação e tecnologia, exceto quanto à produção de partículas no MDP e fibras no MDF.

Continue lendo...

Móvel de eucalipto é negócio sustentável…

As florestas de eucalipto podem surpreender quem está acostumado a enxergá-las somente como combustível para produção de aço e ferro-gusa.

Empresários e artesãos do Alto Jequitinhonha provam que uma grande variedade de móveis pode ser fabricada com a madeira plantada.

Despertar a cadeia produtiva dos setores florestal e moveleiro para esse tipo de produto é o objetivo principal do Senai de Minas Gerais e o Sindicato das Indústrias do Mobiliário e de Artefatos de Madeira no estado (Sindimov-MG) com a promoção do 1º Seminário sobre Manejo de Eucalipto para Movelaria. O evento ocorrerá em 30 de setembro e 1º de outubro, em Turmalina.

Continue lendo...

Silvicultura cresce mais de 200% em quatro anos no Estado do Tocantins

A silvicultura, atividade de plantar árvores para a comercialização, cresce a passos largos no Brasil. Em 2009, a área plantada chegou a 6,8 milhões de hectares, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas – Abraf. No Tocantins, a cultura também está em franca expansão. A área de eucalipto pulou de 16 mil hectares para 49 mil em quatro anos, um crescimento de mais de duzentos por cento.

Em Dueré, a Jamp, empresa de reflorestamento,

Continue lendo...

Eucalipto vira poupança verde para pequenos produtores

Umuarama–PR – Desde o ano passado um projeto vem tentando por na cabeça dos pequenos produtores de Umuarama que trabalhar com o eucalipto, paralelamente a outras atividades, pode ser extremante lucrativo. Técnicos estão prevendo a falta de matéria prima para a indústria moveleira de Umuarama nos próximos anos e querem atrair uma laminadora que já investiga o potencial do município na silvicultura.

Segundo o diretor de agricultura, Claudio Marconi,

Continue lendo...
12

Redes Sociais

Agenda de Eventos

There are no upcoming events.

Parceiros

Compelam Representações
Integração Madeiras Ltda
Integração Madeiras Ltda

Dicas em seu e-mail

Cadastre seu e-mail abaixo e receba dicas sobre reflorestamento em seu email.

Portal do Reflorestamento - Tudo sobre reflorestamento e sustentabilidade. Nós também estamos no Google+ e Facebook.