Sustentabilidade

Malwee adota cavaco de eucalipto como combustível para caldeiras

Biomassa Malwee

Com a medida, empresa de Jaraguá do Sul projeta reduzir emissão de CO² no processo produtivo em 56,7% ao ano.

A Malwee, de Jaraguá do Sul, decidiu apostar na biomassa como combustível para geração de energia térmica. A nova fonte de energia substituirá parcialmente o gás natural nas caldeiras, na ordem de 55% a 60%. Em vigor desde o último dia 22 de junho, a mudança foi concretizada após dois anos de desenvolvimento do projeto.

Continue lendo...

Os destinos da madeira plantada no Brasil

Os destinos da madeira plantada no Brasil

Falar que as florestas plantadas hoje, a primeira ideia que se vem na cabeça é a produção de papel e celulose. Setor esse que vem crescendo e muito nos últimos anos e tende a crescer ainda mais. Contudo o setor tem mercados muitos mais amplos e rentáveis que os produtores que buscam essa alternativa podem atingir.

O Brasil possui atualmente 6,5 milhões de hectares em florestas plantadas, aquelas que geram renda para o produtor, em sua maioria compostas por eucalipto e pinus.

Continue lendo...

Madeira de Reflorestamento Tratada: Sustentabilidade e Eficiência na Construção Civil

Madeira de Reflorestamento Tratada: Sustentabilidade e Eficiência na Construção Civil

Programa de autorregulamentação e normas técnicas garantem qualidade e legalidade ao consumidor de madeira tratada no país.

Desde os tempos do Brasil Colônia, a madeira é utilizada sem critérios técnicos. Acabou ficando com a imagem de material comum e perdendo terreno para materiais de alvenaria e concreto, por exemplo. Além disso, as escolas de engenharia e arquitetura quase não contemplam a madeira como material de engenharia. “Muitos arquitetos não conhecem os benefícios do uso

Continue lendo...

O BENEFÍCIO DAS FLORESTAS PLANTADAS

O Benefício das Florestas Plantadas – ABRAF Brasil

Continue lendo...

Tecnologia diferencia carvão de florestas naturais e plantadas

HD_20120806104300dsc_0214

Uma técnica que vem sendo estudada pelo Laboratório de Produtos Florestais (LPF) do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) poderá auxiliar no combate à produção ilegal de carvão, ao conseguir distinguir se sua origem é de florestas nativas ou plantadas. Com o uso da espectroscopia de infravermelho próximo, que avalia a absorção ou reflexão da energia emitida pelo material analisado, pesquisadores conseguiram diferenciar amostras dos dois tipos de carvão.

Continue lendo...

Governo Federal assegura mais de R$ 100 milhões para promover uso do carvão vegetal

MMA e MDIC investirão pesado buscando reduzir emissões das siderúrgicas

Investimento significativo do governo federal reduzirá as emissões de gases de efeito estufa geradas pela siderurgia no país. Encabeçadas pelos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as ações para a promoção do carvão vegetal, matéria prima renovável disponível para a produção de aço e ferro, foram lançadas na sexta-feira da semana passada(07/02), em Belo Horizonte, pelos ministros Izabella Teixeira e Fernando Pimentel, respectivamente, e por representantes de federações e entidades que representam os empresários do segmento.

Apesar de ser considerado um fenômeno natural, o efeito estufa tem sofrido alterações que se tornaram as causadoras do aquecimento global. As mudanças decorrem do aumento descontrolado das emissões de gases poluentes, entre eles

Continue lendo...

Redes Sociais

Agenda de Eventos

There are no upcoming events.

Parceiros

Compelam Representações
Integração Madeiras Ltda
Integração Madeiras Ltda

Dicas em seu e-mail

Cadastre seu e-mail abaixo e receba dicas sobre reflorestamento em seu email.

Portal do Reflorestamento - Tudo sobre reflorestamento e sustentabilidade. Nós também estamos no Google+ e Facebook.