Como podar o eucalipto?

Como podar o eucalipto?

Plantar Eucalipto requer uma variada gama de requisitos para que o seu resultado seja satisfatório, isso é indispensável nos dias de hoje. E, dentro desse contexto, vamos hoje falar exclusivamente das podas. È comum hoje plantar eucalipto em espaçamentos que varias de 2 x 3 ou 3 x 3. É comum plantar cerca de 1.110 mudas por hectare. Dessas, cerca de 700 serão retiradas para o melhor desenvolvimento das remanescentes. Contudo, de nada adianta esse raleio, se a poda não for feito de maneira correta.

A primeira poda acontece em geral a partir dos oitavo mês ao primeiro ano com arvores entre 6 e 9 metros ou quando a copa das árvores começam a se encostar. Em geral a poda é recomendada em árvores, pré-estabelecidas já que terão um futuro maior, ou seja, escolhem-se entre 500 e 600 árvores para podá-las. Entretanto, para alguns, o certo é podar todas as árvores, independente de quais serão retiradas primeiro.

As podas do eucalipto devem ser realizadas normalmente para que as árvores não venham a ter “nós” que podem desclassificar sua madeira no futuro. Em media, podam-se as arvores até uns 9 metros de altura, dependendo da quantidade a ser utilizada para a serração ou laminação. Nessa etapa, onde as árvores têm um porte maior, é necessário uso de escadas, alongadores e varias outros equipamentos dessa área.

Dependendo de qual for a sua finalidade após a colheita, costuma-se podar ainda mais as arvores. De costume, a dimensão em uma árvore final são toras de 3 metros. No caso, podando até 9 metros de altura, o produtor tem três cortes na tora. Existem técnicos que preferem realizar apenas duas podas: uma poda baixa até 5,5 metros de altura do solo, quando as árvores possuem 10 a 12 metros de altura total e outra poda alta até 9 metros de altura de poda, aos 4 a 5 anos de idade do povoamento (árvores com cerca de 20 metros de altura).

De qualquer maneira, ao termino do manejo, cada árvore terá um rendimento bem acima daqueles plantios onde nada é feito. Plantios destinadas a carvão e lenha, por exemplo, não são tão cuidados assim. Se o produtor pensa em ter um resultado maior, estas são as dicas necessárias para começar a ter resultado. As técnicas são diversas e o Portal do Reflorestamento vai tentar trazer uma a uma pra vocês.

Publicado em

ManejoReflorestamento

Gostou desse post?

Cadastre seu email e receba dicas e notícias sobre reflorestamento em seu email! (Grátis)

5 Comments

  1. silvano carvalho
    Posted on: 1-1-2013

    gostaria de receber informaçoens de plantio de arvores para reflorestamento de rapido cresscimento

    Responder
  2. ronaldo costa
    Posted on: 4-7-2013

    Boa noite poda ajuda no crescimento
    e guanto ao calcario e viavel nas parte fico mais pequena

    Responder
  3. Posted on: 3-4-2014

    tenho 8 equitares de eucalipto com 6 meses pode ser podado pois esta bem robusto no aquardo

    Responder
  4. Posted on: 3-23-2014

    Gostaria de saber sobre todos as espécies de eucalipto, e quais são de colheitas rápidas.

    Responder
  5. Posted on: 3-23-2014

    Gostaria de saber sobre todos as espécies de eucalipto, e quais são de colheitas rápidas. Gostaria de saber onde comprar mudas de mogno africano e qual o se preço.

    Responder

Deixe seu comentário...

« Espaço Biomóvel será atração com produtos sustentáveis Na Feira Movel Brasil
SISEUCALIPTO E SISPINUS: Ferramentas para Auxiliar o Gerenciamento dos Reflorestamentos »

Redes Sociais

Agenda de Eventos

There are no upcoming events.

Parceiros

Compelam Representações
Integração Madeiras Ltda
Integração Madeiras Ltda

Dicas em seu e-mail

Cadastre seu e-mail abaixo e receba dicas sobre reflorestamento em seu email.

Portal do Reflorestamento - Tudo sobre reflorestamento e sustentabilidade. Nós também estamos no Google+ e Facebook.