Em Goiás, município de Mineiros começa a se preparar para ser referência em silvicultura

Em Goiás, município de Mineiros começa a se preparar para ser referência em silvicultura

Produtores rurais vão participar do 1° workshop sobre florestas comerciais produtivas na região

No dia 17 deste mês, a cidade de Mineiros – localizada no sudoeste goiano – recebe o seu primeiro evento sobre silvicultura, fruto da necessidade de os produtores rurais, profissionais e estudantes de engenharia florestal de obterem mais conhecimento sobre as florestas plantadas.

A proposta dos organizadores em promover este primeiro workshop é o de estimular o plantio de florestas de eucalipto e madeira nobre na região para atender o crescente consumo de biomassa das indústrias instaladas e futuramente poder atrair novos empreendimentos que utilizem a madeira como matéria-prima.

Para levar este conhecimento até os participantes, foram convidados palestrantes com larga experiência do plantio à comercialização. Entre eles, destacam-se Fernando de Camargo Moro, da Poyry Consultoria, que vai falar sobre o mercado florestal brasileiro; João Afiune Sobrinho, da Florestazul, com larga experiência na implantação de florestas de eucalipto em algumas das principais empresas brasileiras, que vai abordar sobre o cultivo do eucalipto no sudoeste goiano; Joésio Siqueira, da STCP, vai mostrar qual a importância da silvicultura no desenvolvimento regional; Everton Regatieri, da Fértille Florestal, vai apresentar um novo projeto que une plantio de madeira nobre com eucalipto para florestas de curto, médio e longo prazo e, para finalizar, Diógenes Marques, representante da Prefeitura de Três Lagoas, que vai contar a história de sucesso do município que se tornou o vale da celulose a partir de um maciço florestal que já existia na região.

O evento tem o apoio do governo de Goiás, que está estimulando o crescimento das áreas de florestas plantadas e das prefeituras da maioria das cidades da região. Segundo o organizador do evento, Marcelo do Canto de Souza, “a proposta é que este workshop seja o primeiro de muitos e que se possa cada vez mais trazer para o sudoeste do Estado tecnologia e conhecimento que ajudem o produtor rural e os investidores a terem mais conhecimento sobre as potencialidades das florestas plantadas, pois só assim se constrói uma base sólida e segura que forneça madeira de forma consistente e continuada para que as empresas tenha segurança e possam se instalar em nossa região. A demanda já é crescente, o consumo aumenta dia a dia e nós temos o privilégio de ter aqui uma infraestrutura logística muito boa que ajuda no escoamento do produto madeira. O futuro da região é muito promissor, por isso é interessante que as pessoas venham conhecer o potencial da nossa região”.

Para mais informações sobre o primeiro Workshop do Sudoeste Goiano acesse o site www.florestalsudoeste.com

Fonte: Painel Florestal.

Publicado em

EventosNotíciasPlantioReflorestamento

Gostou desse post?

Cadastre seu email e receba dicas e notícias sobre reflorestamento em seu email! (Grátis)

Deixe seu comentário...

« Os destinos da madeira plantada no Brasil
Estação Experimental de Itatinga para pesquisas florestais será mantida »

Redes Sociais

Agenda de Eventos

There are no upcoming events.

Parceiros

Compelam Representações
Integração Madeiras Ltda
Integração Madeiras Ltda

Dicas em seu e-mail

Cadastre seu e-mail abaixo e receba dicas sobre reflorestamento em seu email.

Portal do Reflorestamento - Tudo sobre reflorestamento e sustentabilidade. Nós também estamos no Google+ e Facebook.