Florestas Plantadas de Eucalipto – Presente e Futuro

Florestas Plantadas de Eucalipto – Presente e Futuro

Distribuidas estrategicamente entre Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Espirito Santo, as florestas plantadas de eucalipto hoje no Brasil já chegam a proximadamente 3 milhões de hectares. Somando as outras especies plantadas com pinus e acácia-negra, são mais de 5 milhões de hectares (Revista da Madeira).

O cultivo do eucalipto tem crescido muito principalmente em função do clima que essas regiões possuem: tropical e subtropical. Hoje, sabe-se que com o desenvolvimento da tecnologia, as mudas de eucalipto já são resistentes a várias doenças e pragas. Entretanto, regiões sujeitas a geadas e a seca, são de risco, mas não inviáveis, para o plantio.

As florestas plantadas tem seu papel importante no abastecimento da industria de papel e celulose, siderurgica a carvão vegetal, lenha, serrados, compensados e laminas e paineis. Ai nota-se a grande importância do eucalipto e das madeiras plantadas, por ser uma espécie de uso multiplo. Atualmente dos 30% de toda madeira utilizada no Brasil é oriunda de madeiras reflrorestadas.

Hoje, para atender a grande demanda do mercado, muitas empresas oferecem uma gama de produtos à base de madeira reflorestada. São telhados, varandas, casas, chuveiros, mesas, pisos entre outros produtos construídos a base dos diversos tipos de eucalipto por exemplo. Além disso, a madeira é também utilizada para uso rural.

As florestas plantadas são eficientes para absorver o gás carbônico da atmosfera e liberar oxigênio. Contribem, dessa forma, para reduzir a poluição do ar e o efeito estufa, responsável pelo aquecimento global.

Em termos de rentabilidade, segundo os especialista e produtores, o Eucalipto é hoje a madeira mais rentavél entre as especies. Sua cultura não exige grande preparo de solo, e com exceção das formigas, os ataques de pragas são relativamente moderados. Mas hoje, como dito anteriormente, já encontra-se mudas resistentes a essas pragas.

Publicado em

PlantioReflorestamento

Gostou desse post?

Cadastre seu email e receba dicas e notícias sobre reflorestamento em seu email! (Grátis)

1 Comment

  1. Eduardo
    Posted on: 8-30-2011

    Olá, tenho 700 Hectares de campo em Alegrete-RS arrendados para arroz e criação de gado. Estava pensando em utilizar parte do campo para reflorestamento. Quantos Hectares utilizar?, Plantar o que? Fechar um projeto e vendeê-lo antecipadamente?

    Ficaria grato se recebesse algumas sugestões!

    Obrigado e parabens pelo site

    Eduardo

    Responder

Deixe seu comentário...

« Madeira de Pinus e seus Desafios
Florestas plantadas contribuem para Desenvolvimento Sustentável »

Redes Sociais

Agenda de Eventos

There are no upcoming events.

Parceiros

Integração Madeiras Ltda
Integração Madeiras Ltda
Integração Madeiras Ltda

Dicas em seu e-mail

Cadastre seu e-mail abaixo e receba dicas sobre reflorestamento em seu email.

Portal do Reflorestamento - Tudo sobre reflorestamento e sustentabilidade. Nós também estamos no Google+ e Facebook.