Móveis de eucalipto – Lindos, mas complexos

Móveis de eucalipto – Lindos, mas complexos

Embora em países europeus o Eucalipto já seja introduzido há muito tempo no setor moveleiro, aqui no Brasil essa pratica tem aumentado somente nessa ultima década e por isso, no mercado interno, ainda é escasso a produção madeira oriunda de reflorestas plantadas, como o Eucalipto.

Sabe-se, que no futuro, madeiras vindas de florestas plantadas, como Eucalipto e Pinus, serão as principais matérias primas das indústrias moveleiras. Entretanto, faltam conhecimentos suficientes para a conduta desse tipo de material nesse setor. Por ser uma madeira que cresce bem mais rápido que madeiras nativas, o Eucalipto possui limitações próprias e isso gera um conhecimento melhor para o manuseio dele.

Logo no inicio, viu-se que as a madeira de Eucalipto, em sua maioria, sempre rachavam e em outras a tora ficava torta o que dificultava sua utilização como peça acabado. Contudo há de se lembrar, que essas madeiras eram apenas plantadas para a celulose e o carvão. Hoje com as tecnologias avançados, a maioria das mudas já são projetadas visando o seu crescimento e seu desenvolvimento para serem utilizadas como matéria prima para o setor de móveis.

Alguns testes já foram realizados e provaram que móveis de eucalipto tem um enorme mercado para explorar. A espécie se comportou bem perante maquinas e equipamentos, mas a mesma precisa ser aplainada corretamente. Macia, a madeiras também se comportou bem perante parafusos, pregos e na confecção de encaixes. Nessa etapa notou-se uma oleosidade na madeira, mas que não compromete em nada o processo.

O maior problema encontrado foi o pó da serragem que deixa no ar, um cheiro característico, que causa as vezes alergia. Neste caso, o certo é a utilização de equipamentos mais sofisticas e materiais de segurança mais adequados para que os trabalhadores não venham a ser prejudicados.

Embora seu manuseio seja um pouco mais complexo, mas madeiras de Eucalipto foram bem qualificadas e bem aceitas no mercado, e tendem a se tornarem o maior mercado de moveis do país. Sua marca principal são os desenhos e a cor obtida na madeira.

Publicado em

MóveisReflorestamento

Gostou desse post?

Cadastre seu email e receba dicas e notícias sobre reflorestamento em seu email! (Grátis)

Deixe seu comentário...

« 10 passos para iniciar o plantio de eucalipto
Pinus no Brasil »

Redes Sociais

Agenda de Eventos

There are no upcoming events.

Parceiros

Integração Madeiras Ltda
Integração Madeiras Ltda
Integração Madeiras Ltda

Dicas em seu e-mail

Cadastre seu e-mail abaixo e receba dicas sobre reflorestamento em seu email.

Portal do Reflorestamento - Tudo sobre reflorestamento e sustentabilidade. Nós também estamos no Google+ e Facebook.