Sistema Silvipastoril

Sistema Silvipastoril

Sistema Silvipastoril é a associação de árvores, pastagem e gado em uma mesma área, manejados ao mesmo tempo de forma integrada. Esse sistema está sendo implantado cada vez mais por produtores rurais, em busca de mais benefícios. As vantagens econômicas dessas atividades associadas são significativas, gerando maior retorno financeiro ao produtor em curto prazo (pecuária) e longo prazo (produtos florestais).

A implantação desse sistema requer cuidados. É importante ter um planejamento considerando os objetivos atuais e futuros das atividades a serem desenvolvidas.

A distribuição adequada das árvores na pastagem é muito importante, e como em qualquer outro sistema de produção agropecuário devemos levar em consideração a conservação da água e do solo. Plantio das árvores em curva de nível é uma forma muito eficiente de prevenir a erosão no solo e ao mesmo tempo a perda da água das chuvas por escorrimento superficial. Outro item importante que deverá ser definido antes do plantio das árvores é a finalidade da madeira produzida (lenha, carvão, madeira serrada, laminas, etc.). A partir daí será definido o espaçamento adequado para plantio, bem como a quantidade de árvores que será plantada por hectare. É importante lembrar, que no plantio com espaçamentos menores, deveram ser feitos desbastes das árvores mais cedo, para não comprometer o desenvolvimento da pastagem.

A criação de animais no sistema silvipastoril é beneficiada pelas melhores condições ambientais, protegendo os animais e proporcionando a eles mais conforto térmico, aumentando o ganho de peso do animal.

Contudo, verificamos que são várias as perspectivas favoráveis para do uso de sistema silvipastoril, tais como: controle da erosão; proteção do solo; menor freqüência de reforma das pastagens; melhores condições para o desenvolvimento animal; produção de madeira; tudo isso, sendo economicamente viável e ecologicamente correto.

Publicado em

ReflorestamentoSustentabilidade

Gostou desse post?

Cadastre seu email e receba dicas e notícias sobre reflorestamento em seu email! (Grátis)

Deixe seu comentário...

« Cultivo de floresta poderá ser considerado atividade agrícola
Pisos Laminados – Madeira obtida de manejo florestal »

Redes Sociais

Agenda de Eventos

There are no upcoming events.

Parceiros

Compelam Representações
Integração Madeiras Ltda
Integração Madeiras Ltda

Dicas em seu e-mail

Cadastre seu e-mail abaixo e receba dicas sobre reflorestamento em seu email.

Portal do Reflorestamento - Tudo sobre reflorestamento e sustentabilidade. Nós também estamos no Google+ e Facebook.